Livros Indicados para o Enem


O Enem também passou a inserir em seu sistema de exames a parte de literatura. No entanto, a equipe organizadora da prova não faz a divulgação dos livros que poderão ser cobrados durante a prova. Sabemos que garantir o acerto de uma questão que seja pode fazer toda a diferença frente à concorrência, por isso visando evitar que você seja pego de surpresa preparamos a lista dos livros indicados para o Enem que incluem as obras literárias mais populares em vestibulares que estão disponíveis para download gratuitamente.

Livros Indicados para o Enem

Livros Indicados para o Enem

publicidade

Veja Também: 7 Dicas para ir bem no ENEM 2017

Livros Enem – Lista de Livros Indicados

Livros Indicados para o EnemAuto da Barca do Inferno (Gil Vicente) – 1517

publicidade

Sendo a primeira parte da trilogia das Barcas, o Auto da Barca do Inferno foi representado como peça teatral em 1931. Ele tem como base um diabo e anjo, na representação das crenças religiosas do século XVI.

Iracema (José de Alencar) – 1865

Publicado por José de Alencar em 1865, Iracema é um romance da literatura brasileira que faz parte da trilogia indianista do autor. Os outros dois livros que compõem o conjunto são “O Guarani” e “Ubirajara”.

Memória Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis) – 1881

Inicialmente o romance foi desenvolvido em formato de folhetim sendo publicado em março de 1880 na Revista Brasileira, e no ano seguinte lançado como livro pela editora Topografia Nacional. A narrativa ficou conhecida como “defunto-autor”, pois as memórias são descritas pelo protagonista depois de morto.

Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida) – 1854

Memórias de um Sargento de Milícias é um livro escrito por Manuel Antônio de Almeida originalmente publicado em formato de folhetins através do Correio Mercantil no Rio de Janeiro no ano de 1852 e 1853. Publicado no ano de 1854 como livro, no lugar do autor constava “um brasileiro”. No livro ele utiliza uma linguagem popular e com gírias da época para contar o romance vivido por um Sargento.

O cortiço (Aluísio Azevedo) – 1890

Descrevendo as péssimas condições de vida dos trabalhadores moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX, O Cortiço é um romance naturalista e foi escrito por Aluísio Azevedo e publicado em 1890 pela editora B. L. Garnier.

Dom Casmurro (Machado de Assis) – 1900

Um clássico da literatura brasileira escrito por Machado de Assis e publicado pela Livraria Garnier. É uma obra estuda por diversos grupos para entender melhor o comportamento humano, obra indicada como pioneira do Modernismo no Brasil.

Cidade e as Serras (Eça de Queirós) – 1901

É um livro marcado por abandonar o realismo e a crítica pesada do autor que fazia à sociedade portuguesa da época. Existe uma comparação entre a módica e agitada vida de Paris e a tranquilidade e pacata na cidade serrana de Tormes.

Macunaíma (Mário de Andrade) – 1928

Este livro faz uma crítica ao modernismo, também mostra toda a multiculturalidade do nosso país explorando as histórias, mitos e crenças indígenas. A obra é considerada um indianismo moderno e é escrita sob uma ótica cômica.

Capitães de Areia (Jorge Amado) – 1937

Escrito pelo autor Jorge Amada em 1937, o livro conta mais sobre a vida de menores abandonados que lidam com dificuldades e enfrentadas a sociedade proletária, chamados de “Capitães de Areia”. Ambientado na década de 30, tem como foco a cidade de Salvador da época.

Vidas Secas (Graciliano Ramos) – 1938

Sendo o quarto de Graciliano Ramos, foi escrito entre 1937 e 1938 e publicado através da editora José Olympio. O responsável pelas ilustrações da primeira edição do livro foi o artista plástico Aldemir Martins. O livro faz uma crítica à miséria vivida por famílias no nordeste.

Que tal conferir mais materiais bacanas para se preparar melhor para o Enem? Nós disponibilizamos uma relação completa de apostilas gratuitas para download que podem ajudar a tornar o seu estudo ainda mais completo e abrangente. Se você não dispõe de um material de qualidade e não tem muito dinheiro para investir em algo do tipo, experimente conferir as nossas dicas.

____________________________________________________________________________________________

Quer fazer agora mesmo um Curso Preparatório  para o ENEM ?
7 Dicas para ir bem no Enem___________________________________________________________________________________________

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*