Isenção de taxa no Enem 2017


A isenção de taxa no Enem 2017 é um recurso voltado para estudantes com vulnerabilidade social ou de baixa renda que não podem arcar com os custos exigidos para fazer a prova. A solicitação pode ser feita por qualquer pessoa, entretanto ela será enviada para a análise e verificação de requisitos.

Jovens que estão concluindo o ensino médio não precisam pagar pela taxa de inscrição do Enem, eles estão automaticamente livres de qualquer custo, no entanto, esta informação deverá ser fornecida ao fazer o preenchimento do formulário de inscrição para a prova.

publicidade

Isenção de taxa no Enem 2017

Saiba Mais Sobre a Isenção de taxa no Enem 2017

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2017 é de R$68,00. Aqueles que estiverem matriculados em qualquer modalidade de ensino em escolas públicas, que deverão estar declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica, e concluintes do Ensino Médio no ano de participação do Enem serão beneficiados automaticamente com a isenção de taxas.

publicidade

Já para quem cursa o ensino médio em escolas da rede pública ou são bolsistas integrais em redes privadas cuja renda familiar é inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, assim como estudantes cadastrados no CadÚnico também poderão ser contemplados. Entretanto, os que se encaixarem neste perfil, deverão preencher a declaração de carência. Após a análise os comprovantes estarão disponíveis através do endereço: http://enem.inep.gov.br/participante.

Recapitulando todos os requisitos para a solicitação:

  • Renda familiar de até 1 salário e meio, por integrante familiar;
  • Ensino médio em escola pública, durante toda a sua duração, ou ainda em escola particular na condição de bolsista integral, durante todo o período cursado, devidamente comprovado;
  • Candidatos precisam se enquadrar nos requisitos contidos no Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007 (Art. 4), e também na Lei 12.799.

Como solicitar a Isenção de taxa no Enem 2017

Ao preencher o formulário de inscrição, o usuário deverá solicitar, através dele, a declaração de carência socioeconômica. Assim será encaminhado para responder perguntas sobre as suas condições financeiras, sobre escolas em que estudou, e etc. A apresentação de documentos que possam comprovar aquilo que está sendo dito é essencial, e mais uma exigência para a obtenção do benefício requisitado.

Os candidatos que faltarem com a verdade fornecendo informações falsas poderão até responder por crime contra a fé pública sendo eliminado do exame.

O Enem oferece dentro do prazo de inscrição, o recurso destinado a solicitação de isenção, ou seja, se as inscrições já encerraram não será mais possível fazê-lo, por isso fique atento!

Quanto tempo leva a  análise de isenção

A comissão do concurso terá o prazo de até 48 horas para analisar a situação do candidato que realizar a solicitação. As consultas deverão ser individuais e online através do link: http://enem.inep.gov.br/participante. Aqueles que tiverem os seus pedidos negados deverão gerar a GRU comum e pagar pela taxa no prazo estabelecido, garantindo assim a sua participação.

Uma novidade é que a partir de 2015, uma nova regra começou a valer para pessoas que tem os seus pedidos aprovados através da declaração de carência: se não houver o comprometimento do candidato no dia do exame referente ao ano da solicitação, não terão mais direito ao benefício de carência nas próximas edições.

Se algo lhe impede de realizar a prova, você deverá informar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde a sua justificativa será analisada e posteriormente será decidido se haverá a concessão do benefício na próxima edição ou não.

O índice de candidatos que não precisam pagar a taxa de inscrição para a prova é de 75%, sendo assim, se você não possui condições financeiras e pode comprovar isto, deve exigir os seus direitos utilizando os recursos disponíveis para isto.

O Enem oferece uma série de vantagens e possibilita que pessoas nas mais diversas condições possam ter acesso a educação de qualidade. Quem estiver com problemas ou quiser adquirir mais informações sobre o assunto pode acessar a página de dúvidas frequentes ou entrar em contato através do número 0800-616161.

Fique por Dentro das Mudanças no Enem 2017:

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*