Enem Resultados 2017

Cronograma enem 2017

Além de medir a qualidade do ensino no nosso país, o Enem também é utilizado com o intuito de promover a oportunidade ao aluno de estudar na instituição de ensino que sempre desejou. O SiSU (Sistema de Seleção Unificada), permite que os candidatos tenham acesso as melhores  universidades públicas federais do Brasil.Cronograma enem 2017

Anualmente esses sistemas estão ativos, e recebem milhares de estudantes interessados em participar. Para isso, o aluno deve informar, por ordem de preferência, as suas opções (até duas) entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. É importante também escolher se a sua nota irá abranger as vagas de ampla concorrência, as reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) ou aquelas direcionadas às demais políticas afirmativas das instituições.

publicidade

ENEM 2017

Para permitir que estudantes de baixa renda participem, é possível declarar carência através do preenchimento de um formulário específico, já para alunos que irão prestar o Enem no ano de conclusão do ensino médio, não existe a necessidade de pagar a taxa de inscrição. A ideia é facilitar a inclusão e o acesso ao máximo de número de pessoas, independente de classe social.

publicidade

Além do SiSU, ao que tenho acesso ao participar do Enem?

O ProUni (Programa de Universidade para Todos) concede aos participantes bolsas que variam de 50% a 100%, dependendo da sua pontuação final no Exame Nacional do Ensino Médio. Também é importante que você atenda aos requisitos propostos para poder se beneficiar, entre eles, a exigência é estudar em escola pública, ou particular com bolsa integral e um limite de renda por pessoa.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é destinado a quem pretende financiar os seus estudos com taxas de juros acessíveis em cursos bem avaliados pelo MEC. Dependendo da faculdade escolhida, é possível realizar o financiamento com ou sem fiador. Ainda temos o SiSUTEC que é exclusivamente voltado para instituições que disponibilizam cursos técnicos.

O certificado de conclusão do ensino médio só é obtido através do Enem, daí a importância de se participar. Os alunos que estudam através de sistemas como o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) são os mais beneficiados com essa vantagem.

O intercâmbio estudantil é o sonho de muitos jovens, para isso o sistema Ciência Sem Fronteiras tem o objetivo de garantir que este sonho se torne realidade. Quem já estiver matriculado no ensino superior pode fazer parte de seu curso em faculdades disponíveis no exterior, ou se for o caso, até mesmo um mestrado ou doutorado na disciplina escolhida.

Enem Resultados 2017Enem Resultados 2017

O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Todos os resultados do Enem devem ser consultados individualmente onde o candidato fornecerá o seu número de inscrição, CPF e senha.

É de responsabilidade do candidato se manter informado sobre os prazos estabelecidos pelo MEC para saber quando eles estarão disponíveis. Nós também lhe ajudaremos você através de publicações com mais novidades. Assim que possível traremos mais informações sobre os resultados do Enem que estão previstas para serem aplicadas no dia 5 e 12 de novembro de 2017.

Ao acessar a área do candidato, uma tela exibindo o desempenho dos participantes em cada disciplina, dentre elas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação, e a informação indicando se o candidato compareceu ou não na data da prova (ausente, presente).

A redação tem tido um grande peso na prova nesses últimos anos, ela pode valer de 0 a 1000 pontos, e desde 2016 as condições para a apuração das notas que estarão atribuídas a elas são ainda mais rígidas. No entanto, até este momento, são válidos para a avaliação critérios como: coerência, coesão, ortografia, clareza e conhecimento do tema abordado. A soma de todos estes itens resultarão na nota final, estarão apresentadas no site do Inep, à disposição para a consulta individual.

Estamos a alguns meses para as avaliações, entretanto, há candidatos que vêm se preparando desde o início do ano, mas se você não sabe como fazer isso, pode optar por cursos preparatórios intensivos que possuem o objetivo de abordar todo o conteúdo necessário para a prova racionando corretamente o tempo disponível até lá.

Há também sites que oferecem cursos preparatórios gratuitos e permitem estudar com mais flexibilidade de horários, ele são indicados para pessoas de baixa renda, ou quem possui muitas atividades em seu dia a dia e não tem condições de frequentar um curso convencional, mas que ainda sim, desejam estar a par do conteúdo a ser avaliado.

O Mande Bem no Enem tem ajudado muito na preparação para a prova do Enem, saiba como funciona:

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*