O Enem ajuda no curso técnico?


O Enem ajuda no curso técnico? Sabemos que grande parte das universidades públicas e privadas brasileiras aceitam a nota do Enem como forma de vestibular. Algumas delas utilizam o exame como uma primeira fase, outras aceitam parcialmente, varia bastante de instituição para instituição. Dependendo de onde você deseja estudar, fazer e ir bem na prova pode significar a conquista de uma oportunidade.

O Enem ajuda no curso técnico?

publicidade

Veja Também: Saiba Como Fazer Cursos Preparatórios Online Para o ENEM

Atualmente o exame é composto por 180 questões de múltipla escolha e são divididas em quatro etapas, sendo que cada parte contém um total de 45 questões, entre elas:

publicidade

-Linguagens e códigos, onde são abordadas as disciplinas de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol);

– Ciências humanas, com o conteúdo de matérias como: geografia, história, filosofia e sociologia;

– Ciências da natureza, que traz questões de disciplinas como: biologia, química e física;

– Matemática e suas tecnologias, referente a parte de matemática.

O Enem ajuda no curso técnico?

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio não precisam pagar para fazer a prova, para isso eles deverão informar sobre o detalhe no ato de sua inscrição, entretanto, se você não pertence a esse perfil, uma taxa no valor de R$68,00 será cobrada. Existe uma declaração de carência para isenção que é destinada a pessoas de baixa renda e que pode ser solicitada, caso o candidato atenda os requisitos, sendo necessário que o candidato não possua uma renda superior a um salário mínimo e meio por pessoa na família.

Ao fazer essa solicitação, uma análise de sua situação será feita e o resultado da aprovação chega em 48  horas. O aluno pode conferir essas informações acessando o próprio site do Enem.

Sobre a relação entre Enem e ProUni

Os candidatos que podem se cadastrar no ProUni são somente aqueles que fizeram o Enem. As bolsas são ofertadas de acordo com o desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio. Quem atingir a pontuação mais alta tem mais chances de conseguir bolsas em sua primeira opção de curso de instituição.

O ProUni também requer que os candidatos atendam a requisitos específicos para poderem concorrer às vagas, dentre eles estão:

  • Ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
  • Concluído o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada no sistema de bolsa integral.

Ainda sim, mesmo que você não satisfaça a esses requisitos, poderá se inscrever caso seja portador de deficiência ou for professor da rede pública no ensino básico.

Os bolsistas já participantes do ProUni podem fazer uma nova prova do Enem para concorrer a uma vaga, em um curso diferente, porém, terá a primeira bolsa automaticamente cancelada.

O mais indicado para os alunos que vão prestar o Enem no ano de conclusão do ensino médio, é entrar em contato com a universidade que deseja cursar e perguntar se o exame é utilizado como forma de vestibular. Você ainda pode optar por consultar o Guia do Estudante e obter a informações de quais instituições federais e estaduais de ensino de todo o Brasil usam o Enem para selecionar seus candidatos.

O Enem ajuda no curso técnico?

Sim. Você já ouviu falar em SiSUTec? Ele foi criado em 2013 e conta com a participação de escolas técnicas como instituições federais, escolas estaduais, escolas municipais e entidades do sistema S (SENAC/SENAI). As vagas são destinadas aos alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou instituições particulares, desde que tenham concluído com 100% de bolsa.

Os cursos do SiSUTec tem duração de 800 a 1200 horas-aula. O principal objetivo é desenvolver habilidades técnicas e competências em uma área em específica. A inscrição para o programa é totalmente gratuita e acontece duas vezes durante o ano. Não são cobradas taxas de inscrição. O SiSUTec apenas requer que o candidato tenha feito o Enem para participar da edição correspondente. Todos os anos são abertas novas inscrições e você pode obter mais detalhes sobre o sistema acessando o site http://sisutec.mec.gov.br/. Clique em “tire as suas dúvidas” para maiores informações.

____________________________________________________________________________________________

Quer fazer agora mesmo um Curso Preparatório  para o ENEM ?
O Enem ajuda no curso técnico?___________________________________________________________________________________________

Veja Também como estudar para o ENEM online:

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*