Enem 2017 – Dúvidas Frequentes


Há muito assuntos que podem ser motivos de dúvidas para os alunos que irão prestar o Enem 2017. Nós selecionamos algumas das dúvidas frequentes que consideramos mais importantes para o entendimento da aplicação do exame.

Com a chegada do novo sistema em 2009 o Enem passou a ter 180 questões, e a prova é aplicada em dois dias. Além disso, os alunos também fazem uma redação com um tema à definir pelos organizadores.

publicidade

Enem 2017 – Dúvidas Frequentes



Enem 2017 – Dúvidas Frequentes

Enem 2017 – Dúvidas Frequentes

publicidade

Quer fazer agora mesmo um Curso Preparatório  para o ENEM ?
O Enem ajuda no curso técnico?


O Enem vale para a seleção do ProUni?

Os alunos que participarem do Enem poderão utilizar a sua nota para conseguir bolsas no ProUni. Neste caso o período de inscrições é adaptado para não interferir no início do semestre letivo.

Posso pedir a devolução do meu dinheiro de inscrição?

Em caso de problemas que impeçam o aluno de realizar a prova no dia e horário marcado, é possível pedir o reembolso para o INEP através de carta. Entretanto, o valor só será devolvido após depois da aplicação da prova.

A nota do Enem vale para as universidades federais?

As universidades federais poderão escolher entre quatro maneiras para utilização da nota do Enem: 1º – utilizando a nota para uma única fase, através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), informatizado e online; 2º – o Enem também pode ser utilizado como a primeira fase de exames; 3º – combinado com o vestibular da instituição; 4º – como uma única fase para as vagas remanescentes do vestibular.

A nota do Enem vale para universidades particulares?

Sim. Assim como no caso anterior, a universidade poderá utilizar a nota e optando utilizá-la como um bônus, nota para a 1º fase e etc. A variação pode ocorrer de instituição para instituição.

Institutos Federais também podem utilizar a nota do Enem 2017?

Sim. As instituições federais definem a maneira como irão utilizar a prova. Alguns deles optam por usar a nota do Enem para o preenchimento de todas as vagas nos cursos de graduação ou 100%; este percentual também pode variar em 50% ou 20%, por exemplo.

As matérias aplicadas na prova terão pesos diferentes para a nota final?

Não. Apesar de ter cinco notas diferentes, os pesos para todas as disciplinas serão iguais. Entretanto, dependendo do curso que o candidato escolheu e universidade que irá estudar, é possível que as instituições utilizem pesos diferenciados para fazer a classificação final dos candidatos.

Como é a prova do Enem?

A prova do Enem é classificada em disciplinas, entre elas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada um desses grupos possui um número de 45 questões de múltipla-escolha, totalizando 180 questões.

A redação será ser feita em língua portuguesa, obedecendo as normas padrões da linguagem e deve ser estruturada em textos do formato dissertativo-argumentativo. Os temas abordados serão revelados na hora da prova, eles podem ser de caráter científico, cultural ou político.

As provas do Enem terão questões de língua estrangeira?

Sim. O novo formato do Enem inclui questões de língua estrangeira. O aluno deverá informar, no ato de sua inscrição, a preferência pela realização da prova de língua inglesa ou língua espanhola.

Quem está isento da taxa de inscrição?

Estudantes que estiverem prestes a concluir o último ano de ensino médio em escola pública estão automaticamente isentos de pagamento, esta isenção é concedida automaticamente no sistema da inscrição.

Aqueles que se declararem de famílias de baixa renda ou possuírem baixa vulnerabilidade socioeconômica deverá realizar a solicitação da taxa de isenção que será aprovada somente depois da avaliação da declaração de carência. Interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição deverão utilizar o endereço: PORTAL DO PARTICIPANTE.

As provas do Enem 2017 ainda não possuem datas, elas serão marcadas em breve. Se você quer ficar por dentro de todas as novidades em primeira mão, não deixem de acompanhar as nossas atualizações com mais detalhes.

Quem ainda possui dúvidas sobre o Enem pode consultar o portal do MEC ou então o site do Enem.

 

 

publicidade

4 Comentários

  1. Não consegui isenção da taxa de inscrição e não tenho condição de pagar e agora o que faço?
    Vou ter que ficar sem fazer o enem ?

  2. ola poderiam me ajudar,
    quando fiz minha inscrição marquei eja mas depois vi que a modalidade coreta era o regular e ag n consigo alterar pelo site poderiam me ajudar

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*