Datas do Enem 2018


Todos os anos milhares de estudantes participam das provas do Enem realizadas pelo Ministério da Educação do Brasil. A partir de 2009 a prova passou a ser utilizada como vestibular integral ou parcial de muitas universidades públicas de privadas do nosso país, e desde então beneficia os estudantes com bolsas do ProUni (Programa de Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O Enem é considerado o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo! Ele está oficialmente reconhecido no RankBrasil – Recordes Brasileiros, somente atrás do exame de admissão do ensino superior chinês.

publicidade

Datas do Enem 2017

Com as mudanças que ocorreram no Enem a prova passou a ter 180 questões, sendo realizada em dois dias, (90 no primeiro dia + 90 no segundo com redação). As disciplinas são: Ciências Humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Ciências da Natureza e suas tecnologias: Química, Física e Biologia; Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologia da informação e comunicação; Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

publicidade

O tema de redação do Enem é sempre um mistério, o participante só vai descobrir sobre o que irá escrever no dia da prova. A recomendação é que você se mantenha sempre bem informado sobre os temas da atualidade através de revistas, jornais ou até mesmo a internet. Muitos alunos não dão tanta importância para esta etapa, mas acredite, a redação tem um grande peso na sua nota final!

Calendário do Enem 2018:

  • Publicação do edital: 21 de março
  • Inscrições: de 7 a 18 de maio
  • Provas: 4 e 11 de novembro
  • Resultados: 18 de Janeiro

Inscrições poderão ser feitas através do endereço: http://enem.inep.gov.br/. Os alunos interessados em participar do exame deverão estar atentos aos prazos estipulados pelo MEC. Nós também divulgaremos aqui, assim que disponível para Exame Nacional do Ensino Médio. É muito provável que a liberação para o início delas aconteça no segundo trimestre do ano, nada confirmado, são apenas especulações.

No ato da inscrição, o estudante deverá criar uma senha e informar um e-mail para contato válido. Aqueles estudantes que estiverem no ano de conclusão do segundo grau, não precisarão pagar a taxa de inscrição que atualmente está no valor de R$68,00. Para o ano de 2017 ela pode sofrer um reajuste.

Aqueles que não estão incluídos neste perfil ainda terão a possibilidade de solicitar a declaração de carência socioeconômica, no caso o benefício é concedido a pessoas de baixa renda que recebam até um salário mínimo e meio por membro da família. É muito importante ressaltar que aqueles que conseguirem a taxa de isenção se por algum motivo, houver algum problemas que o impossibilite de realizar a prova, será necessária a apresentação de uma justificativa que será analisada para que na edição seguinte, o candidato possa requerer o benefício novamente.

Dicas para se preparar para o Enem 2017

Uma ótima forma de se preparar para o Enem 2017 é refazendo as questões dos exames anteriores. Nós disponibilizamos a relação de provas, desde o ano de 2009 e seus respectivos gabaritos para que você possa ir se familiarizando com o estilo delas e praticando. As provas também estão disponíveis no site do Inep, lá você encontrar aquelas que foram aplicadas desde a primeira edição, em 1998.

Procure encontrar uma boa forma para assimilar o conteúdo através de seus estudos, seja por meio de vídeos, leituras ou qualquer outra coisa que possa lhes ajudar, saber como o seu cérebro trabalha melhor é fundamental para garantir o máximo de aprendizado possível e a otimização das suas horas de estudo.

Os cursinhos preparatórios são ótimas alternativas de estudo para quem quer se preparar e enfrentar a concorrência de igual para igual. Pensando nisso criamos um guia com cursos preparatórios gratuitos para o Enem onde indicamos alguns sites que ofertam conteúdos em videoaulas e um material de apoio completo à disposição do aluno. Se você quer estudar, mas está sem dinheiro, certamente fará um bom uso das nossas indicações.

Agora que você já sabe como se preparar, mãos à obra! A prova ainda está longe, mas você deve procurar iniciar os seus estudos desde cedo, afinal de contas, há muito que ser revisto, reaprendido e aprimorado.

publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*